segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Ciao, Roma!!

  Roma foi o momento de reencontro, de ter a sensação de que voltei no tempo.
  O primeiro dia foi chato; cheguei no meio da tarde, muvuca para pegar um ônibus para sair do aeroporto, ter que lavar roupa. Mas, para o dia não ser todo perdido, assim que me instalei no hostel, fui ao Pantheon (bem legal o buraco que tem no teto) e à Fontana de Trevi. Pena que esta última estava em reforma, mas ainda era permitido jogar uma moeda para garantir seu retorno à Roma. Fiz isso, claro!
  No dia seguinte, fui à igreja Santa Maria Della Concezione Dei Cappuccini, que tem uma cripta decorada com ossos de mais de 4000 frades (estranho, mas é interessante de se ver). À tarde, fui à UISP (Unione Italiana Sport Per tutti), onde fiz um estágio em 2011 e tive uma experiência ótima. Lembrava o caminho; o ônibus que tinha que pegar era o mesmo; como eu disse, parecia 2011 de novo. Quando entrei lá, chorei ao ver a primeira pessoa e fui chorando consecutivamente, a cada um que aparecia. Atualizei o pessoal das coisas da minha vida; eles me contaram também quem ainda trabalhava lá, o que eles estavam fazendo e tal.
   Depois da UISP, sobrou um tempinho para um rolê: fui à pirâmide Caio Cestio; passei pela Porta San Paolo, logo ao lado, e cheguei ao Monte Testaccio, um monte erguido com os restos de ânforas e cerâmicas romanas (mas não estava aberto à visitação). Para ficar satisfeita, corri até o Coliseu e vi o gigante ao cair da tarde. Sempre impressionante!
   Apesar de uma sinusite que assombra até o presente momento, o terceiro dia em Roma foi muito bom: fui ao Vaticano e a fila para a entrar na Basílica de San Pietro fazia a volta em toda praça (acreditem, a fila era imensa); desisti e fui à uma região próxima chamada Gianicolo, um ponto alto da cidade que tem uma vista linda e um farol, uma homenagem aos 50 anos de unificação da Itália feita por um grupo de italianos residentes em Buenos Aires. Descendo até a margem do Tevere, fui em direção à igreja onde tem a "Bocca Della Verità"; pelo caminho, vi a Isola Tiberina, pequena ilha no meio do rio. Depois, segui para a Piazza Dei Cavalieri di Malta, para olhar pelo buraco da fechadura e ver a cúpula do Vaticano. Muito divertido! É como descobrir um tesouro!
  No meio da tarde, fui até o bairro onde morei em Roma. Vi a Piazza Bologna, que é ponto referência da região; passei pelo supermercado onde costumava comprar "Pan di Stelle", suco de laranja, com limão siciliano e cenoura; fui até o prédio onde morei. Sei o endereço de cor até hoje: rua Cremona, número 50, interno 20.
   Voltei ao hostel e me preparei para mais reencontros: saí para jantar com Esther (uma das meninas com quem morei) e Giancarlo (amigo, vizinho nosso na época). Dessa vez, sem choro, senti muita alegria de revê-los e conversar, saber as novidades, contar as minhas, "zuar" uns com os outros. Tomamos vinho, degustamos petiscos, comemos em uma pizzaria napolitana requisitada e por fim, eu e Esther entramos no prédio em que moramos e fomos até a porta de entrada do apartamento, só para matar a saudade. Noite de relembrar e de sentir a mesma amizade de quase 4 anos atrás. Bom demais!
  Para encerrar a estadia em Roma, no domingo, encontrei Esther e Giancarlo na Villa Borghese, um dos parques mais bonitos da cidade. Caminhamos um pouco pelo parque e fomos até o outro lado dele, próximo à Trinità Dei Monti (vista muito bonita). Seguimos para o Pantheon; fiz compras na Carpisa, uma loja de bolsas que gosto bastante; tomamos sorvete; tomamos café em um lugar muito tradicional, Caffè Sant Eustachio. Finalizamos à noite "mangiando" uma boa "pasta"!
   E fica de novo a vontade de voltar. Ciao, Roma! Arrivederci!


Pantheon

Teto do pantheon

Pessoal da UISP: Antonio, Paola, Eros e Massimo

Pirâmide Caio Cestio

Porta San Paolo

Monte Testaccio

Coliseu lindão


Piazza San Pietro

Fila gigante para a basílica

Lungotevere


Isola Tiberina

Vista do Gianicolo

Faro di Gianicolo



Bocca Della Verità. Se você falar uma mentira, enquanto estiver com a mão dentro da Bocca, ela te morde (diz a lenda...)

Vista do Monte Aventino

Pela fechadura da porta da Piazza Dei Cavalieri di Malta (a foto é minha mesmo!)

Piazza Dei Cavalieri di Malta

Prédio onde morei em Roma

Piazza della Repubblica

Giancarlo e Esther

Dentro do prédio onde morei

Porta de entrada do apartamento

Com um "gato" como cachecol

Ruínas a frente da Villa Borghese

Pela Villa Borghese



Galeria da Villa Borghese


Piazza del Popolo

Gelato!

Caffè Sant Eustachio

Nenhum comentário:

Postar um comentário