quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Lisboa

   Segundo dia em Lisboa e tentei começar cedo, mas não consegui porque parecia que tinha sido atropelada pelo bondinho português. A ideia era ir à Sintra, uma vila muito bonita de Lisboa, que fica um pouco distante (aproximadamente 40 minutos de trem).

  Bom, acordei um pouco mais tarde e troquei a visita à Sintra pela região de Belém: visitei o Mosteiro dos Jerônimos (muito bonito); fui até o Padrão dos Descobrimentos (bem legal também); vi a torre de Belém (mais um lugar bonito);  o tempo hoje estava fechado e a sensação de frio ao caminhar próximo do Rio Tejo estava difícil de aguentar (meu cabelo nas fotos não me deixará mentir, ventou muito!); parada para almoço e... chuva!; esperei, cansei de esperar e fui andando na chuva mesmo, de toldo em toldo até chegar aos tradicionais Pastéis de Belém (subestimei esse doce. É ótimo!); fui até o café que Fernando Pessoa e seus heterônimos costumavam frequentar, A Brasileira; chovendo ainda, desci até o Armazém do Chiado e uma surpresa: achei que este lugar era tipo o Mercadão de São Paulo, só que não. Shopping! Ou centro comercial, como eles chamam por aqui! Um perigo! Lojas ótimas! Coisas imperdíveis que você dificilmente encontra no Brasil.

  Por fim, passei em uma loja que vi no dia anterior e comprei um casaco. Desta vez, não podia perder a oportunidade. Marca portuguesa muito legal: "Shop 1One".
  Tchau, Lisboa! E amanhã Porto!

Destaques do dia: vi um submarino no Tejo; aprendi uma gíria portuguesa, "gira", que significa "legal", "descolado" (Ex.: "Comprei um casaco muito giro!"); o hostel servia waffles no café-da-manhã (hum!!!).

Mosteiro dos Jerônimos

Dentro do mosteiro


Do chão

Só na selfie

Praça do Império e Mosteiro dos Jerônimos ao fundo

Submarino!

Padrão dos Descobrimentos



Mapa múndi no chão, em frente ao Padrão dos Descobrimentos

Torre de Belém

Torre de Belém e sua miniatura

Pastéis de Belém (hum!!)

Fernando Pessoa


Nenhum comentário:

Postar um comentário