segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Porto

Ao chegar à segunda cidade da viagem, já me surpreendi com a beleza da estação de trem e dos seus azulejos históricos. Comecei meu passeio seguindo em direção à Ponte Dom Luís I, que passa sobre o rio Douro. No caminho, vi a Catedral da Sé (belíssima) e acompanhando parte da ponte, vi também a Muralha Fernandina; da ponte se tem uma vista incrível da cidade, do rio e das construções; do outro lado, passei pelo Mosteiro da Serra do Pilar e desci (desci, desci e desci) em direção à margem do rio. Eram escadas e ruazinhas que não acabavam mais!
Do nível do rio, se tem outra perspectiva da ponte e da cidade, rendem fotos muito bonitas. Nesta região, existem várias casas que fazem o famoso vinho do Porto. Visitei a casa de vinhos Porto Cruz e Sandeman e finalizei o “rolê” tomando um vinho (forte, mas gostoso) e comendo bolinho de bacalhau, pra experimentar (não achei nada demais). E pra voltar? Sobe, sobe e sobe para sempre.
Retornei ao hostel, jantei por lá e conheci uma galera inglesa que me incentivou a ir a um “pub crawl” (para quem não sabe o que é: um grupo de pessoas passa por 3 a 5 bares, geralmente, podendo encerrar a peregrinação em uma balada). Eu não estava com “aquela” vontade de sair, mas topei. Confesso que não curti muito: os portugueses fumam em lugares fechados e isso não faz bem para minha rinite, nem para a saúde de ninguém. Por fim, dei graças a Deus que umas pessoas do grupo voltaram mais cedo e aproveitei a companhia para retornar ao hostel.


Destaques do dia: meu ataque de pânico quando vi que precisava do tíquete do metrô de Lisboa para poder sair e pegar o trem para Porto. Pois é, joguei o tíquete no lixo e não tinha como abrir a porta. Pedi ajuda, pensei em pular a porta (o problema era jogar a mala pro outro lado) e, então, vi um interfone para emergências. Chamei e uma mulher me atendeu e disse que era só abrir a porta. Mais que depressa, acionei a alavanca e todas as portas se abriram. Quando passei para o outro lado, levei uma bronca da funcionária do metrô porque era para ter esperado, que ela abriria a porta. O medo de perder o trem falou mais alto e fiz o que estava ao meu alcance! Desculpa aí!!


Estação São Bento

Praça dos Aliados, câmara Municipal do Porto ao fundo

Vista do pátio da igreja da Sé

Azulejos da igreja da Sé

Igreja da Sé ao fundo

Encosta

Sobre a ponte Dom Luís I, muralha Fernandina ao fundo

Ponte Dom Luís I, bonitona

Casa de vinhos Sandeman

No terraço da casa de vinhos Porto Cruz


É obrigação degustar um vinho do Porto

Mosteiro da Serra do Pilar

Cuidado com o metrô!

Nenhum comentário:

Postar um comentário