segunda-feira, 6 de maio de 2013

Conspirações da amizade

  Bom, já faz um tempo que quero escrever sobre como é boa a sensação de ser "socorrido" pelos amigos nos momentos de agonia, quando a gente se sente perdido, sem capacidade de raciocinar, chorando como se nada tivesse solução. Uma situação assim aconteceu comigo há pouco tempo e eu tentei esconder, mas não teve jeito. Quem conhece a gente de verdade, percebe qualquer coisa e quer ajudar, não importa se é na mesa do bar; se você vai chorar e todo mundo vai ver; se eles vão sofrer junto com você também. Eles sabem que o melhor é falar sobre o assunto mesmo e te ajudar a ver as coisas de um modo diferente ou do modo como deve ser.
  Este final de semana foi a vez de uma amiga minha, que tem se mostrado muito madura em relação a questões que eu nunca pensei sobre ou nem prestei atenção. Mesmo sendo ela quem precisava de uma força, a danada da menina ainda falou de uma citação sobre a amizade que eu achei muito interessante e cabível pro nosso grupo de amigos ou pra qualquer outro.
  Esse post, então, é pra celebrar as boas amizades e homenagear os amigos que se tornam a cada dia pessoas mais incríveis!
  Não esqueci da citação, não:

"Outra consolação para as acusações de anormalidade é a amizade. Entre outras coisas, um amigo é alguém generoso o bastante para reconhecer em nós mais traços de normalidade do que a maioria reconheceria. Podemos compartilhar opiniões com os nossos amigos que outros censurariam por considerá-las cáusticas, sexistas, negativas, tolas, inteligentes ou vulneráveis demais. A amizade propicia que tramemos pequenas conspirações contra o que outras pessoas julgam aceitável. Como Epicuro, Montaigne acreditava que a amizade era um componente essencial da felicidade." 

Alain de Botton em "As consolações da filosofia"



2 comentários:

  1. Que lindo! Obrigada pelas partes que me tocam! hahahaha =) Nota para a imagem: perfeita para a citação!

    beijos!

    ResponderExcluir
  2. Q bom q gostou, Má! Vc me trouxe inspiração!! Bjo!!

    ResponderExcluir